Dia Internacional da Biblioteca Escolar

 

 

 

 

 À descoberta da Aventura

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado todos os anos no 4ª segunda-feira de Outubro. Foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999. Este ano, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar a 24 de Outubro e o tema de reflexão para este ano é “à descoberta da Aventura”.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, a palavra biblioteca significa colecção de livros possuídos por um particular ou destinados à leitura do público; colecção das obras literárias de um povo; estantes, sala ou edifício onde se encontram os livros arrumados.

Pessoalmente penso que terá que se acrescentar a esta definição algo de menos formal e mais pessoal, porque não dizer que a biblioteca é o local onde podemos encontrar um amigo, descobrir mais sobre temas que nos interessam ou, quem sabe, encontrar o ânimo para prosseguir a nossa vida.

 

A Biblioteca é ainda o espaço da descoberta: descoberta de um livro que nos leva a aventuras inesperadas e nunca sonhadas; descoberta de um poema que nos diz tanto e respondeu aquele pensamento que bailava no nosso espírito desde “a semana passada”; descoberta de que afinal não estamos sós no mundo e de que há alguém que pensa como nós;

 

Descoberta ainda que a Biblioteca escolar não existe só para ter livros mas é também o espaço de pesquisa, de realização de trabalhos individuais e em grupo; que tem também Vídeos e DVDs; é ainda um espaço onde se podem encontrar CD Roms e melhor ainda, na Biblioteca escolar, também se podem encontrar exposições e ouvir conferências ou ainda ouvir um conto…

 

A Biblioteca Escolar é assim, nos dias de hoje, muito mais do que um mero depósito de livros, é a possibilidade de aprender de uma forma diferente, é partir à Aventura do desconhecido.

 

Vem conhecer e usar a biblioteca da tua Escola!